Golpes como esse aumentaram mais de 100% nos últimos dois anos
O golpe do boleto falso tem se tornado cada vez mais comum, especialmente no contexto atual, com a vida cada vez mais on-line. Criminosos utilizam diferentes canais de comunicação, como e-mails, SMS e WhatsApp, para enviar boletos falsificados que se assemelham aos originais.
Muitas pessoas, ao acreditarem que estão recebendo um boleto legítimo, realizam o pagamento sem perceber a fraude.
Se te enviam um falso boleto bancário de um determinado banco, onde consta todas suas informações, como CPF, e-mail e outras informações pessoais, isso é indício que houve vazamento de seus dados pessoais desse banco.
O devedor deve proporcionar aos consumidores um ambiente on-line de segurança e proteção de seus dados.
A fraude em boleto bancário é responsabilidade da instituição financeira que teve falha em sua segurança, permitindo a adulteração.
A pessoa, acreditando ser o envio da instituição pagadora, realiza o pagamento na boa-fé e quando se dá conta vê seu nome negativado ou o surgimento de cobranças de um boleto que acha que pagou.
Golpes como esse aumentou mais de 100% nos últimos dois anos. Mas a questão é, é possível recuperar esse valor?
A resposta é: depende.
É necessário analisar como se deu o golpe e os elementos do boleto e das informações contidas no e-mail, sms e que consta no boleto.
Vamos lá,
É sempre bom lembrar, ao receber qualquer e-mail, mesmo que esteja com as cores ou letras da Loja ou instituição financeiro que você é devedor, confira o e-mail se é @seubanco, confira seus dados, baixe o boleto diretamente do site e desconfie dos códigos de barra que não se consegue fazer a leitura, que te obriga a digitar os números e na dúvida, entre em contato com sua instituição para que lhe forneçam um boleto num local seguro.
Por isso, se você pagou um boleto falso, veja o que fazer:
Registre um boletim de ocorrência: Faça um registro formal na delegacia de polícia mais próxima, relatando todos os detalhes do golpe, incluindo informações sobre o boleto falso e os comprovantes de pagamento.
Contate a instituição financeira: Assim que confirmar que pagou um boleto falso, entre em contato com sua instituição financeira. Explique a situação detalhadamente, fornecendo todas as informações relevantes. Eles poderão orientá-lo sobre os próximos passos a serem tomados e iniciar o processo de investigação.
Reúna evidências: Guarde todos os registros relacionados ao golpe, como conversas, e-mails, prints de telas, comprovantes de pagamento e qualquer outra evidência que comprove a fraude. Essas informações serão essenciais para embasar sua ação judicial e fortalecer sua posição perante o tribunal.
Recuperação do prejuízo financeiro: Por meio de uma ação judicial, é possível buscar a restituição do valor pago indevidamente, acrescido de eventuais danos morais e materiais decorrentes do golpe, se o advogado de sua confiança identificar cabimento da ação.
Ao se deparar com um golpe de boleto falso, é fundamental agir rapidamente para proteger seus direitos e buscar a recuperação financeira.
Siga as dicas apresentadas, reúna as evidências necessárias e conte com o suporte de um advogado especializado, de sua confiança, para entrar com uma ação judicial. Não permita que os golpistas fiquem impunes!
Lembre-se sempre de estar atento (a) à segurança nas transações online e de compartilhar essas informações com seus familiares e amigos, para que todos possam estar preparados e protegidos contra golpes virtuais.